quarta-feira, 27 de maio de 2009


EDUCAÇÃ EM SAÚDE NO CONTROLE DO VETOR DA DENGUE NO MUNICÍPIO DE JUARA – MT

AUTOR@: NORMA LIMA SANTANA, UNEMAT: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO.
ORIENTADORA: RACHEL TEGON DE PINHO.
COLABORADORA: BIÓLOGA Ms. ARLETE DE ASSUNÇÃO RAMOS
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Dengue é uma das principais endemias de saúde pública de clima tropical mais agravante no Brasil. Diante desta problemática de controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, o vetor da doença, a escola passou a ser um dos lócus escolhido para disseminar a adoção de práticas de combate ao mosquito. A ação mais conhecida é a atividade denominada “Dia D” de combate a Dengue que engloba concursos, gincanas e etc, sendo executados anualmente pelos órgãos ligados a saúde e ambiente, tanto no âmbito federal, estadual como municipal. Contudo, será que as atividades de prevenção a dengue na atualidade fazem parte do planejamento escolar? Ou será que estas atividades se restringem às ações externas? Ocorreram mudanças nas práticas cotidianas da clientela de escolas onde tais ações são executadas? Houve uma diminuição no registro de casos de dengue no município? Há articulação entre escolas e demais instituições em relação à Educação e Saúde? Na busca de respostas a estas questões, a pesquisas esta sendo realizado na Escola Nivaldo Fracarolli no município de Juara, localizado na região noroeste de Mato Grosso. Meto através de estudo de caso e da utilização de fontes como Projeto Político Pedagógico (PPP), Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE) legislação, relatórios e entrevistas, que serão analisadas com o auxílio de algumas ferramentas conceituais tais como: o conceito de educação e instrução formulado por Pedro Demo e ainda do conceito de biopoder, utilizado por Michel Foucault, entre outros.



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